O ENCOM, Encontro de Comunicadores da Diocese de Osasco nasceu da proposta de Dom Ercílio de a Igreja Católica de Osasco se reunir com os comunicadores das cidades tendo como objetivo estabelecer maior comunhão e participação. Através deste pedido a proposta foi trabalhada e ampliada pela Pascom diocesana, através do grupo de assessoria de imprensa do Canal de Notícias. Para isto, foi escolhido o final de semana posterior ao da Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo, pois é nesta Solenidade que em todos os anos, a Igreja comemora o Dia Mundial das Comunicações Sociais.

O primeiro Encom aconteceu em 2011 e o segundo agora recentemente nos dias 24, 25 e 26 de maio e teve uma participação intensa dos comunicadores da Igreja e seculares. Neste 2º encontro a proposta foi ampliada mais ainda. Foram três dias de atividades, trazendo como assessores a TV e Rádio Canção Nova e no último dia, a Sepac-Paulinas além de quatro oficinas.

Quais os objetivos a se alcançar com este encontro?

A princípio pensamos em três objetivos:

O primeiro objetivo que queremos alcançar com os Encom’s é estabelecer espaço onde os meios de comunicação, alunos e professores da área, possam ser recebidos e encontrem espaço para encontrarem-se entre si e com a Igreja. Este espaço busca ainda levantar temas atuais do setor da comunicação e de proporcionar um pensar e agir sobre uma comunicação idônea, veraz e que não vise o lucro e a parcialidade da mensagem que busca ideologias e partidarismos. Queremos, assim que a Igreja de Osasco se torne um lugar referencial do pensar da comunicação na cidade e ser um instrumento de acolhida para aqueles que buscam uma comunicação ética que leve a verdade e a vida.

Um outro objetivo é estabelecer comunhão com comunicadores externos ou seculares, para que se possa obter uma comunicação participativa com eles. Nossos eventos e outros aspectos eclesiais interessam bastante aos seus expectadores. Desta forma podemos proporcionar uma comunicação participativa com estes meios e que juntos possamos buscar a integração humana e solidária das pessoas tanto na Igreja como na sociedade.

Por fim, um terceiro objetivo é criar uma rede de comunicadores na Diocese de Osasco, a fim de conhecer estes comunicadores e proporcionar-lhes formação para uma comunicação participativa onde cada um produz seus materiais e coloque em comum a todos. A meta é que estas pessoas se tornem protagonistas da sua própria produção enviando seu conteúdo. Com certeza se alcançarmos este objetivo, logo teremos um ótimo conteúdo informativo, formando uma rede de comunicação participativa entre as comunidades da Diocese.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s