A Pastoral da Comunicação, ou simplesmente PASCOM, tem como dois remos necessários para tocar o barco que sobe a correnteza, duas dimensões complementares. A primeira dimensão é a busca de “integração” em favor da Pastoral de Conjunto na Igreja; e a segunda, é a construção de uma relação “missionária” da Igreja com o mundo. A PASCOM assume o seguinte conceito: “é a pastoral do ser e estar em comunhão com a comunidade”. É a pastoral da participação e do planejamento do uso de recursos e instrumentos que facilitem a transmissão de informações e de manifestações das pessoas no interior da comunidade ou da comunidade para o mundo que a rodeia. É a pastoral da valorização das expressões da cultura humana. A PASCOM não é uma pastoral a mais no universo de pastorais de uma paróquia, mas aquela que integra todas as demais através da informação. O modelo da PASCOM é participativo e circular, a palavra pertence a todos. Portanto procura ajudar na integração da comunidade, ao mesmo tempo, participar da ação da comunidade na sociedade, sempre sem perder de vista a construção do Reino a que somos chamados por Cristo.

O Objetivo Principal

Evangelizar através da Comunicação, tornando presente os valores da mensagem de Cristo nos meios de comunicação. Através de meios de comunicação manter os fiéis formados e informados de tudo o que acontece na comunidade paroquial, na Diocese de Osasco, bem como sua comunhão com a Santa Sé, Celam e a CNBB.

A preocupação maior da PASCOM Paroquial será a vida da comunidade; a criação de condições para que seus membros possam expressar-se com liberdade; a valorização das festas e das datas significativas da comunidade. Desse modo, a PASCOM tem sua razão de ser passando pelas ações das demais pastorais, animando-se e colocando-se a seu serviço

Que outros serviços a Pascom realiza na Diocese de Osasco?

Nós temos o Canal de Notícias, que está sendo bastante acessado e visto. Junto a este meio temos um grupo de jornalistas, correspondentes e fotógrafos, que juntos alimentam esta fonte de informações. Eles além de “cobrir” os eventos de destaque, recebem e postam informações das paróquias e pastorais.

Paralelamente a este serviço, caminhamos no serviço de Assessoria de Imprensa da Diocese e através deste, buscamos nos relacionar com os meios de comunicação seculares, proporcionando-lhes uma boa acolhida nos eventos da Igreja. Um outro trabalho da assessoria é buscar ser “ponte” do pensar da Igreja e dos clérigos, com os meios de comunicação em geral.

Um outro trabalho bonito e importantíssimo é nossa mídia impressa, o BIO – Boletim Informativo de Osasco, que sempre acompanhou a diocese antes mesmo que ela fosse instalada. Com uma tiragem de milhares de exemplares, o BIO, continua sendo uma rica fonte de informações, levando às mais pequenas e distantes comunidades paroquiais, a informação.

Que projetos a Pascom pensa para o futuro?

Não queremos nós sermos os únicos comunicadores da Diocese, mas queremos que a comunicação seja democratizada e participativa. Nossa Igreja tem inúmeros trabalhos magníficos que acontecem nas comunidades e pastorais. Estas ações precisam ser conhecidas, porém, nós da Pascom não podemos estar em todos estes lugares ao mesmo tempo. Daí a importância de promover a Comunicação Participativa, onde cada católico em sua comunidade pode se tornar um correspondente nosso.

Para que possamos acolher todos estes correspondentes, já estamos trabalhando na estruturação do novo Portal Diocesano, que deve abrigar este conteúdo enviado ou “postado” pelos mesmos. Por fim, a comunicação não deve ser feita “de cima para baixo”, mas ela deve surgir das nossas inúmeras comunidades, das ações pastorais e dos movimentos, onde o Evangelho é anunciado e crido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s