Um blog é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou posts. Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política estabelecida pelo administrador do blog.

Muitos blogs fornecem comentários ou notícias sobre um assunto em particular; outros funcionam mais como diários online. Um blog típico combina texto, imagens e links para outros blogs, páginas da Web e mídias relacionadas a seu tema. A capacidade de leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é uma parte importante de muitos blogs.

Alguns sistemas de criação e edição de blogs são muito atrativos pelas facilidades que oferecem, disponibilizando ferramentas próprias que dispensam o conhecimento de HTML. A maioria dos blogs são primariamente textuais, embora uma parte seja focada em temas exclusivos como arte, fotografia, vídeos, música ou áudio, formando uma ampla rede de mídias sociais.

Foto retirada do site:: http://www.osinvicioneiros.com.br

Em dezembro de 2007, o motor de busca de blogs Technorati rastreou a existência de mais de 112 milhões de blogs. Existem diversos tipos de blogs atualmente. Entretanto é possível dividi-los em três grandes ramos:

Blogs pessoais – Os blogs pessoais são os mais populares, normalmente são usados como um gênero de diário com postagens voltadas para os acontecimentos da vida e as opiniões do usuário. Também são largamente utilizados por celebridades que buscam manter um canal de comunicação com seus fãs. Exemplos disso são os blogs de Marcelo Tas e Ivete Sangalo.

Blogs corporativos e organizacionais – Muitas empresas vêm utilizando blogs como ferramentas de divulgação e contato com clientes. A empresa líder em blogs pelo mundo é a Microsoft com um total de 4500 blogs.

Blogs com um gênero específico – Tratam de um assunto dominado pelo o usuário, ou grupo de usuários. Estes são os blogs com o maior número de acessos. Sendo que eles podem apresentar conteúdos variados, como humorísticos, notícias, informativos ou o de variedades, com contos, opiniões políticas e poesias.

No próximo texto vamos conversar sobre como montar o seu blog. Vamos ver exemplos de blogs bem estruturados para que você possa trabalhar melhor o seu projeto.

Até a próxima!

Anúncios

Sobre Cadu

Pernambucano de nascença e de coração. Cidadão do mundo enquanto vivo. Cidadão do céu na eternidade. Moro em São Paulo. Editor. Diretor de TV. Produtor de TV. Blogueiro (muito blogueiro mesmo). Músico. Compositor. Conservador de vanguarda. Anti-PT. Um toque de intelectual. Amigo. Alegre. Adorador. Orante. Homem de Deus. Gosto de partilhas profundas e de gente inteligente. Gosto de pessoas que sabem expor suas idéias e saibam ouvir as minhas. Catequista. Evangelizador. Comunicativo. Criativo. Gosto do meu espaço. Gosto de ter e dar limites. Quer conhecer? Então venha… Mas não seja superficial. Detesto esse tipo de coisa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s